InfoDominus :: InfoDominus Service IT Solutions & Automation Tech

Notícias

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015

Associação libera lançamento do Blu-ray 4K este ano



Começa no próximo dia 24 o processo de licenciamento de equipamentos e conteúdos compatíveis com o formato Ultra HD Blu-ray. A Blu-ray Disc Association (BDA), que define as normas nesse campo, divulgou comunicado com o logotipo oficial (foto) a ser usado por fabricantes, produtores de conteúdo e distribuidores, além das normas técnicas e das ferramentas para desenvolvimento de software.  

Segundo a entidade, essas normas permite oferecer uma qualidade de imagem muito superior às obtidas atualmente com a distribuição pela internet. "Ao segui-las, as empresas poderão acelerar seus testes para colocar os produtos nas lojas antes do final do ano”, disse o presidente da BDA, Victor Matsuda. No entanto, ainda não é certo que isso aconteça. “É importante que discos e players estejam disponíveis na mesma época”.

No formato Ultra HD Blu-ray, todas as gravações devem seguir a codificação HDR (High Dynamic Range), que expande as variações de brilho e contraste. Outra exigência é que os conteúdos sejam registrados nos discos em 4K (3.840 x 2.160 pixels) a 60fps (quadros por segundo). Também for normatizado que os distribuidores fornecerão uma cópia digital de cada conteúdo, de forma que o usuário possa, se quiser, assistir ao filme ou show pela internet.

Todos os players Ultra HD Blu-ray deverão ser compatíveis com os atuais formatos de disco, além de possuir saída HDMI com codec HEVC e código anticópia HDCP 2.2.

fonte